Associação de Capelania Evangélica Hospitalar

No mês de março de 2017, a Capelania Evangélica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas completou 25 anos de ministério neste Hospital.

A Capelania teve seu início enquanto a capelã Eleny Vassão trabalhava como Capelã Evangélica Titular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, já no seu 7º ano de ministério.  Em um dia especial, ela recebeu a visita do líder de um dos grupos dos Gideões Internacionais, que lhe pedia ajuda para adentrar o Emílio Ribas para a distribuição de Novos Testamentos. 

Tendo conversado com o Diretor Técnico, Dr. Armando Sambataro, e com a autorização do mesmo e do então Diretor do Hospital, Dr. Paulo Ayrosa Galvão, os Gideões entraram com a literatura bíblica.  Mas havia uma condição: sendo um hospital de infectologia, tendo todos os quartos como isolamentos, somente a Capelã Eleny poderia entrar e entregar o N. Testamento aos enfermos, enquanto os Gideões fariam a entrega aos funcionários do hospital.

Foi um momento de grande emoção para todos.  Cada enfermo que recebia um exemplar do N. Testamento agradecia emocionado, com lágrimas nos olhos.  Um deles, jovem com cerca de 16 anos, chorando, segurou a mão da capelã e disse: “Por favor, venha sempre nos visitar.  Nós precisamos encontrar esperança e receber este alimento para as nossas almas! Não nos deixe sozinhos!”

E assim, depois de três meses de experiência com as visitas da Capelã Eleny e a aprovação de todos os Diretores e Chefes de Setores, a Capelania Evangélica foi oficializada, em documento assinado pelo Dr. Paulo Ayrosa Galvão, Diretor do Hospital.

Nestes 25 anos de ministério, muitas vidas têm encontrado em Deus o perdão, a paz e a esperança que só a pessoa de Jesus pode dar.  Através de uma Equipe muito eficiente e bem capacitada, atuando em período integral no Hospital, pacientes, seus familiares, funcionários e profissionais da saúde conhecem de maneira prática o amor de Deus que restaura a alma e dá sentido e qualidade à vida.

A Capelania Evangélica do I. I. Emílio Ribas tem como Capelã Assistente a Sra. Neide Correia de Menezes, membro da Igreja Batista da Lapa, que faz parte da Capelania há 23 anos e se reporta à Capelã-Titular do Hospital, Eleny Vassão, também presidente da ACEH – Associação de Capelania Evangélica Hospitalar. A comemoração foi feita com a participação de toda a Equipe de Capelania e também de muitas igrejas que confeccionaram lindas latas pintadas com bombons e uma mini-Bíblia e participação de conjuntos musicais cantando em seus corredores, alegrando à todos.  Parabéns, Capelania!  O Senhor tem sido glorificado através de seu ministério fiel!

  • Servidor Público

    Servidor Público

  • Emílio Ribas

    Emílio Ribas

    No mês de março de 2017, a Capelania Evangélica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas completou 25 anos de ministério neste Hospital.

    Read More
  • Itaci

    Itaci

  • Cruz Azul

    Cruz Azul

  • Pérola Byington

  • Vila Penteado

  • GRENDACC

  • Hospital Municipal da Criança de Guarulhos

  • Hospital Municipal de Urgência de Guarulhos

  • CEMEG

  • 1